Banho de assento com camomila

Amoras do meu coração!

Muitas meninas tem acessado e perguntado sobre banhos indicados para controlar o ph da vagina e acalmar irritações, depois do banho de assento com bicabornato agora é a vez de aprendermos como fazer um com camomila, isso mesmo o mesmíssimo chazinho das 6 da tarde pode ser utilizado para aclamar a nossa xaninha quando ela estiver irritada.

O chá de camomila deixa o ph da vagina mais baixo e é um método muito bom para controle da candidíase… Vamos lá:

Modo de preparar
Preparar o chá por infusão usando cinco colheres das de sopa de flores secas em um litro de água fervente. Coar, coloque numa bacia adicione agua morna e espere amornar por inteiro o banho sente-se e deixe o chá agir por 15 a 20 minutos. Preferenicalmente na noite e depois durma sem calcinha ou com calcinha de algodão (evite calcinhas de tecido sintetico meninas)… Repita o banho durante uma semana ou ate os sintomas desaparecerem…
Quando usar: Candidiase, irriações vaginais e também hemorróidas.

 Um pouco sobre a CAMOMILA
O principal uso desta planta é na forma de Chá como anti-espamódico e calmante do sistema digestivo; muito usado para combater cólicas das crianças. Compressas do chá sobre os olhos servem para relaxá-los. O chá forte é um clareador natural do cabelo. Na Índia é usada como calmante e sedativo durante a menstruação. O chá é bom também para gases intestinais, ansias de vomito, calmante, uso externo como cicatrizante. Seu nome cientifico é Matricaria Chamomilla, utiliza-se da planta as flores e penducolos.

O que é INFUSÃO?
A infusão é indicada para o preparo de folhas, flores, brotos, sementes e frutos. Coloque um pouco(alguns raminhos ou colher de chá(5 ml)/sopa(10 ml)) da erva em uma xícara ou copo e despeje água fervente. Abafe e deixe em repouso pelo menos 15 minutos. Após coar deve-se beber ou banhar ainda morno.

  procure comprar a erva seca em natura, os saquinho de chá podem servir poém são industrializados…

36 Comentários

Arquivado em saude da mulher

36 Respostas para “Banho de assento com camomila

  1. Gostei mais desse do que o de bicarbonato! Esse blog sempre bem informado!

  2. Rosy

    Oi Pessoal, gostaria de saber onde eu encontro a bacia propria para banho de tronco, aquela que tem a parte de trás mais alta para apoioar as costas. Por favor é urgente

  3. Maria Sílvia

    pode se usar tbem o cha de camomila industrializado(saquinho)? e qual a quantidade para cada litro de agua? como é o preparo?

  4. Vanessa

    Olá querida, parabéns por sua iniciativa de ajudar-nos a tomar menos remédios!
    Por acaso você sabe se para ferida no útero (ectopia cervical ou ectrópio) tem algum desses banhos que se possa fazer? porque a medicina ocidental quer logo cauterizar o nosso tão sagrado útero. Obrigada de qualquer forma!

    • Olá lindissima!
      Olha só eu sou contra o abuso nos remedios, mas no caso de feridas internas é indispensável a intervenção médica, se ele já tentou uso de remedios e não deu certo o melhor metodo é a cauterização, vc vai ver vai dar tudo certo!

  5. OI GOSTARIA DE SABER SE ISSO TAMBEM SERVE PARA OS HOMENS???

  6. eu tenho ferita no utero esto fazendo banho com erva de pinho sera que e bao

    • Oi Gatona,

      não conheço a erva de pinho, vou pesquisar e te falo o que pode ser feito. Na verdade acho que no caso das ferida o melhor mesmo é fazer o tratamento via medica tradicional mesmo. um banho que pode te ajudar um pouco é o de barbatimáo pois tem poderes cicatrizantes. Faça este e veja se dá algum resultado para vc. o banho é feito com a casca e vc pode conseguir em feiras livres com as mesmas que vendem temperos. Vc vai achar facil.

  7. Carol

    Olá. Eu fiz uma cirurgia há um mês para redução dos pequenos labios vaginais (ninfoplastia ou labioplastia). Porém minha vagina ainda esta muito sensível e um pouco dolorida (é normal, pois ainda não cicatrizou completamente). Me indicaram o spray Andolba. Mas não queria usar nada que não fosse natural. Gostaria de saber qual a melhor erva/planta para fazer banho de assento ou ate mesmo para tomar, para ajudar nesta cicatrização. Comprei chá de barbatimao, aroeira e camomila mas ainda não usei, pois queria saber qual o melhor como analgesico e cicatrizante e para diminuir a irritação e sensibilidade. Obrigada

    • Olá Carol,

      no teu caso o melhor banho é o de barbatimão que tem este poder cicatrizante e analgesico tbm, vc sintirá a diferença já na primeira aplicação. Para fazer o de barbatimão vc deve quebrar a casca em pedacinhos pequenos colocar um punhado para cada 2 copos de agua e deixe ferver, vc verá que a agua muda de cor, vc complementa com mais agua e faz o banho. Tudo de bom amiga!

  8. Daniela

    Olá, tenho um corrimento branco, sem cheiro e espesso. Já fui em diversos médicos, já tratei com pomadas e comprimidos. Melhora por algumas semanas, mas logo ele volta a ficar abundante. Os médicos me disseram que o uso de anticoncepcional e de antibióticos (pelas constantes infecções urinárias), ajudam a aumentar o corrimento e, além disso, existe uma pré-disposição genética também. As mulheres da minha família sofrem deste mesmo quadro. O problema é que é muito incômodo manter relação sexual tendo esse corrimento. Fico constrangida e diversas vezes acabo evitando fazer sexo.
    Gostaria de saber se o suco de semente de melão ajuda a amenizar e se vc conhece uma receita para prepará-lo. O banho de assento também ajuda?
    Obrigada.

    • Olá irmã,

      eu continuo recomendando o banho de bicarbonato ou de camomila para a candidiase, não conheço esta receita de sementes de melão.
      Aconselho você observar os seus habitos, isso também é um fator para o corrimento, calças muito apertadas, uso de protetor de calcinha, calcinhas infectadas (deve ferver, jogar fora ou passar fundo).
      Stress também é um fator… Aconselho que começe a dormir sem calcinha, que troque as calcinha que estão manchadas no fundo como se tivesse caido na cândida, engraçado neh, mas fica assim mesmo (indica que estão contaminadas), Pare por algum tempo de bebidas e comidas que fermentam (yorgute, cerveja, etc). Beba muita agua para expulsar o fungo do teu corpo.
      Isso não pode te impedir de ter a vida sexual legal e saudável! Faça o banho de assento com bicabornato ao menos uma vez por dia fique por 5 a 10 minutos isso durante uma semana, e nos conte o resultado!
      mil bjus
      Jackie

    • vicente

      não ajuda não ;vá em uma farmacia homeopatica e compre barba timão em pó coloque 2 litros de agua para ferver por 15 minutos com uma colher cheia do pó deixe amornar com uma seringa grande dessas de injeção sem agulha néeeeee injete e frequicione no clitoris e dentro da vagina esse liquido vc, ficará limpa e livre do corrimento pra sempre. joguefora suas calcinhas contaminadas aquelas com manchas branca ou esverdeadas,eu tenho o kit a R$50,00 + sedex total 65reais email,para filhottao@ig.com.br“”.OBS “” Não contamine a solução use um copo descartável, guarde o restante da solução use pelomenos 2 vezes por dia até vc ver que parou de escorrer a candidiase.

  9. maria

    Olá! Posso fazer o banho de assento com o bicarbonato de tarde e o de camomila de noite antes de dormir?

  10. Caroline

    Oi,eu estou com um problema q não sei nem ao certo oq é,minha vagina (principalmente o clitoris) està bem irritada e dolorida,com uma secreção bem expessa e branca,sem odor,e as vezes forma uma camada com uma “massinha” branca no clitoris. A minha proxima consulta é ainda mes que vem,e isso esta me incomodando muito,nào consigo nem ter relaçôes com meu marido. Alguém sabe o que isso pode ser,e se existe algum banho pra curar ou aliviar a dor?
    Obrigada,ah,eu amo seu blog,é maravilhoso.

  11. Isabely Cristine

    Boa tarde, fia 09/07 fiz uma ninfoplastia… ta bem inchado, gostaria de saber se vocês conhecem algum medicamento que possa ajudar a cicatrizar mais rapido… to usando rifocina 3 vezes ao dia e tomando diclofenato 50 mg… minha media nao recietou nenhuma pomada…

    Obrigada.

    Cris

  12. Vanusa Oliveira de jesus

    onde eu encontro a tão famosa camomila ,,, pq eu só sabia do chazinho q é indusrializado?????

  13. Gisele

    Olá, Tive bebê de parto normal e o médico fez uma episio, apenas um pontinho, porém, o ponto rompeu 2 dias após o parto. Voltei ao médico e o mesmo me disse que o corte fecha sozinho e que não tem como suturar novamente. Você sabe de alguma coisa para acelerar a cicatrização pois já se passaram 20 dias e nem sinal do corte fechar… Bjossss, Obrigada.

  14. Natália Camargo

    Adoreeeei as informações para ajudar-nos a cuidar um pouco mais da nossa saúde. Chá de picão branco é bom para candidíase?

  15. Olá pessoal! Ando lendo com frequência o site de vocês acho sempre as dicas muito interessante. Parabéns!! É um trabalho que ajuda muitas mulheres com certeza. Hoje venho para tirar uma dúvida. Estou com Bartholinite aguda e me indicaram o banho de assento. Qual erva devo usar para ajudar?
    Gratidão

  16. Mariana

    Querida Jackieisis, uma dúvida: após o banho de assento é necessário banhar-se com água pura pra retirar da pele ou é pra deixar fazendo efeito? Obrigada pelas suas ótimas dicas!!

  17. Olà
    Eu ando aconpanhado seu sait e estou adorando ,otimas dicas parabéns.
    Gostaria de saber se o banho de acento pode ser feito com a camomila normal sem esta seca?
    Estou com uma coceira vaginal ja tomei remedio ,ja passei pomada, e a camomila que tenho aqui e normal com as florzinhas sem estar seca.
    Me ajude por favor.
    Att,
    Daiane

    • Olá Daiane,

      nossa melhor ainda! se você tem como conseguir a erva natural sempre é melhor, o fato é que é bem dificil conseguir elas em natura!
      Junto um punhado com a mão e faça o chá par ao banho o importante é que ele fique bem amarelo. bjus

  18. Viviane Cristina

    Oi gostaria de saber se pode fazer banho de asento com camomila em criança.obrigada

  19. olá;jackieisis tava doidinha aqui procurando um banho de assento para corrimento e graças a deus encontrei o seu q ótimo para nos mulheres VC e como uma mãe pra gente adorei essa pagina; por favor me ajude me chamo Daiane;tenho 21aninhos e tive meu 1filho e asim q ele compretou 1mes tive corrimento amarelado e esverdiado com odor e vermelhidão nos labios vaginais já fui no médico tomei remédios cefalexina e pomada tetraciclina mas não adiantou nada só amenizou ;não tenho relação com meu marido pois me sinto constrangida hj meu filho tem 6meses e ainda to com corrimento já sofro há 6meses assim oq eu faço me ajude pois meu marido pensa q enjoei Deli mas não e isso e porque me encomoda muito e sinto dor com esse corrimento tendo relação sexual porfavor me ajude ssó novinha e meu marido tem 50 anos e mãezinha de 1viajem nunca tiver doença nenhuma pois sempre me cuidei e tomo anticoncepcional fala q ivitam doenças né conto com VC me ajudaaaaa?????

    • Bom dai amiga novinha!

      Estou feliz de saber que a gente pode se comunicar legal por aqui.
      Meu conselho para você é que faça a ducha intima com chá de barbatimão, vai te ajudar muito com o odor e tbm para te ajudar a se sentir mais confiante, faça com auxilio de uma seringa (sem agulha é claro). faça uns 5 dias no minimo, vai sentir o resultado logo no começo, mas nestes dias da ducha evite o sexo pois ela fica muito seca e pode te machucar, ok. bjus

  20. obrigada jackieisis vc foi a minha solucao para acabar com a minha angustia bjao quaquer coisa te pedirei ajudar .bjao muita felicidades

Deixe um comentário

