Os poderes do Barbatimão: também serve como banho de assento para mulheres com candidiase

Corrimento vaginal, por vezes chamado de simplesmente corrimento, vulvovaginite ou vaginite é muito comum entre as mulheres. Uma das causas pode ser a chamada Candidíase, embora existam outras fonte também. No geral, o corrimento branco ou esverdeado, é acompanhado de mau cheiro (ou não) e acompanhado de coceira, irritação e vontade freqüente de urinar.

Aqui vai uma forma de livrar se da candidíase sem medicamentos, apenas com uma lavagem natural da vagina. Mas lembre-se a consulta com um ginecologista é indispensável.

BarbatimãoBarbatimão

Você vai precisar de:

  • Duas xícaras de chá de cascas de barbatimão,
  • Dois litros de água
  • Uma colher de sopa de suco de limão (ou vinagre)

Modo de Preparo:

Ferva a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos. Depois deste tempo, coe e acrescente a colher de suco de limão (ou vinagre, se preferir).

Posologia

Faça lavagens com o líquido quando julgar necessário

Cuidados

Não ingerir.

 

 

BARBATIMÃO:  Stryphnodendron barbatiman

(tirei do site http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Stryphnodendron_barbatiman.htm)

Nome científico Stryphnodendron barbatiman Mart.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville; Mimosa barbadetimam Vell.; Mimosa virginalis Arruda; Acacia adstringens Mart.

Nomes populares: barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, barba-de-timão, casca-da-mocidade, casca-da-virgindade, iba-timão, ibatimô, paricarana, uabatimô, ubatima, ubatimó, chorãozinho roxo, paricana, verna, piçarana (Pará). Barbatimão alumbark (inglês), barbatimão (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão).

Constituintes químicos: taninos condensados, substâncias monoméricas (flavan-3-óis) e proantocianidinas (entre elas 8 tipos de prodelfinidinas e 8 prorobinetinidinas), substâncias tânicas (20 a 30%), taninos (18 a 27%), alcalóides não determinados, amido, matérias resinosas, mucilaginosas, matéria corante vermelha, ácido tânico, estrifno, açúcar solúvel, flavonóides, flobafenos.

Propriedades medicinais: adstringente, anti-hemorrágica, anti-séptica, antibacteriana, antiblenorrágica, antidiabética, antidiarréica, antiescorbútica, antileucorréica, cicatrizante, coagulante sangüíneo, depurativa, diurética, emética, hipotensora, oftálmica, tônica.

Indicações: casca: úlceras, feridas, impigens, doenças da pele, afecções da garganta, corrimento vaginal, leucorréia, gonorréia, catarro uretral e vaginal; colite, diarréia, escorbuto, anemias, hemoptises, hemorragia uterina, gastrite, úlcera gástrica, câncer, afecções hepáticas, diabetes. Folhas: tônica, hérnia.

Parte utilizada: casca do caule, folhas.

Contra-indicações/cuidados: há indícios de que as sementes sejam tóxicas.

Modo de usar:
– Uso externo: cascas reduzidas a pó e aplicadas no local ou decocção de1 colher de sopa da casca em 1 litro de água morna, para uso sob a forma de banhos, gargarejo, lavagens vaginais e uterinas, úlceras, impingens, etc. Adstringente, tônico, hemostático, antidiarréico, catarros uretrais e vaginais, leucorréia, feridas, adstringente das gengivas.
– Uso interno: Casca, folha por infusão.
– Decocção: ferver 20 g da casca em 1L de água. Dosagem normal (3 a 5 xícaras /dia).
– Dosagem bem leve (1 xícara /dia), em casos de úlcera do estômago e duodeno.
– Tintura, tomada pela manhã, diluída em um pouco de água, alternando-se com a tintura de carqueja, à noite, para casos de asma, bronquite asmática. O tratamento poderá se estender até 12 meses no caso de asma crônica.
– Outros usos: Curtume para o tratamento de couro. No passado, foi usado pelos índios na produção de tinta vermelha.

Algumas espécies do gênero: Stryphnodendron.

 
90 Comentários

Arquivado em saude da mulher

90 Respostas para “Os poderes do Barbatimão: também serve como banho de assento para mulheres com candidiase

  1. elane

    abri este e-mail para saber mais sobre o barbatimao ja usava antes e é otimo estava com corrimento e no momento da relaçao ficava fogada devido o corrimento entao mim banhei com o barbatimao foi maravilhoso sarou o corrimento e fiquei apertadinha que no ato da relaçao o penis entra rasgando. recomendo a todas as mulheres q usse o barbatimao em assento e em aplique

  2. oi eu so Dr. andrio mpeg28@hotmail.com

    gosto das plantas e saude

  3. fernanda oliveira barbosa

    voce tem alguma receita para o cabelo crescer

  4. adriana maria da silva

    nossa o babartimão e super bom mesmo,usei e gostei

  5. angela

    eu moro em portugal como faço pra conseguir babatimao aguardo resposta beijinhos

  6. vasco cordeiro

    eu sou fitoterapeuta, gosto de ver e comprovar os poderes do barbatimao e das plantas em geral, e realmente muito gratificante ver a cura, de toda essa gente que se trata com ervas

    • souza

      na realidade e uma pergunata para quem e fisioterapeuta.serve para problemas de coluna com a dormencia do nervo ciatico.e ha outra erva que possa ser usad para tal

  7. elaine

    pra mim e o melhor remedio pra enfecçao,corrimento,coceira no ultero so tem que tomar cuidado,porque o uso de mais pode secar um liquido que temos na vargina ai reseca,e nao podemos ficar tatalmente seca…mais e o melhor,ja tive problema serio e me curei com o banho de barbatimao!!!

  8. eu uso este barbatimão para cura minha psoríase que ja esta quase curado eu ja esta cause desistindo pq eu ja passei de tudo e ñ vinha a cura e o barbatimão esta dando jeito é maravilhoso eu recomendo uso ele em liquido ok .a junto tambem com o creme de copaiba .

    • Angelita

      Oi… essa receita é para apenas um banho de assento correto?

      • Isso, o importante é que a agua do banho fique no tom alaranjado para avermelhado. não precisa ser tão concentrado, você mistura o chá com agua morna e pode ir dividindo o chá com as partes de agua morna desde que obtenha o tom alaranjado na agua do banho. é bom tbm você quebrar a casca em pedaços bem peguenos isso ajuda a render mais o chá. bjus

  9. edilaine

    gostei muito.tem muita informação!!
    <3

  10. elisa cruz mendonça

    se o barbatimão faz tudo isso não precisamos mais de medicamentos….

  11. leiliane

    gostaria de saber se o barba de timao pode toma uma colher de cha por dia uma vez na semana

  12. Lene

    olá gostaria de deixar meu relato sobre essa poderosa erva , eu tenho ulcera e mim curei fazendo o chá da casca ja tinha tomado varios remedios e nada só ela mim aliviou das dores que sentia

    • Francisco Gabriel Filho

      Ola Lene, tudo bem quem escreve é Gabriel tenho uma leve úlcera e quero saber como preparar o remédio e a dosagem que posso tomar boa sorte.

  13. dani

    fiquei 4 anos sem engravidar .quando me tratei com duxa vaginal e barbatimao logo engravidei ele cura infcsao eu recomendo

  14. Ana

    Boa noite! alem de usar o barbtimao em assento pode ser usado tb com a duxa vaginal? agradeço

  15. luciana araujo

    boa noite ,comprei o barbtimao para usar como duxa vaginal e a primeira vez que estou usando porem estou um pouco perdida em como utiliza-lo como fazer este processo de duxa pode me ajudar?

  16. katia

    oi,eu moro em portugal como posso comprar a casca de barbatimao?
    aguardo resposta,obrigada.

  17. ola Dani, tb estou tentando engravidar, vc fez as duchas vaginais com o barbatimao?

  18. ESTE PRODUTO MARAVILHOSO EU ESTAVA COM VIROSE FUI UNTERNADO E NÃO RESOLVEU O POBREM ME ECINARAM QUE BARBA TIMÃO ERA BOM TOMEI E SAREI

  19. sheila

    entao essa erva estava sendo estudada no estado e alagoas para a cura do hpv,e com grande resultado obtido agora so estao esperando contatos de algum laboratorio para a fabricação de uma pomada que cura 100%dos do hpv,portanto ess barbatimão é tudo de bom,sou estudante de estetica e cosmetologia,por isso estava procurando sobre hpv e achei isso muito interessante passar aqui para falar dessa erva fantastica.

  20. Maria do Socorro Lima de Araujo

    Gostaria de saber se virgem pode fazer assento com o barbatimão?

  21. ines

    pode-se tomar o barbatimão?

  22. cristiane

    ola meu nome é cristiane fui operada do ovario e trompa e os Medicos falaram que nao poderia engravidar fui para Bahia e usei o cha depois de 1 ano nasceu meu filho

  23. angela

    Ola meninas eu moro fora do brasil ….moro em portugal como faço pra conseguir babatimao se alguem poder me ajudar agradeso bj a todas

    • solange basilio

      oi angela tenho um amigo ai em portugal , sua daqui do brasil , e na minha cidade existe este barbatimaõ, vc morra onde ai em portugal ? quem sabe posso te mandar atravez dele , .

  24. angela

    Ola andreza de almeida nao consigo entra em comtato com voce acho k deve ser meu hotmail olha eu tou emteresada nos remedios quando puderes entra em contato comigo bj

  25. angela

    Ola andreza de almeida nao consigo entra em comtato com voce acho k deve ser meu hotmail olha eu tou emteresada nos remedios quando puderes entra em contato comigo bj angelamikinhas2011@hotmail.com

  26. oi gente ñ consigo engravidar ja faz uns 12 anos então me ensinaram a pilula do babatimão. Eu estou tomando vamos ver no que vai dar

  27. nilce

    é otimo estou usando

  28. Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa planta! Obrigada, vou pesquisar melhor!

  29. Cris

    tenho que fazer quantas vezes por dia a ducha vaginal?

    • bom dia minha amiga,
      Não exagere, faça uma vez por dia, preferencialmente a noite antes de ir dormir. Não faça por mais de uma semana seguida, pois o barbatimão deixa a vagina muito sequinha, então não exagere. e também não utilize junto a outros medicamentos. bjus

  30. Cris

    estou com um corrimento forte.se eu só me lavar com o chá de barde de timão todas as vezes depois que fazer xixi cura ou tenho que fazer o chá para toma e também a ducha?qual é a melhor forma?

  31. eu sou monica moro na sidade de sapeacu eu quero saber si u meismo barbatimao e u meismo pau brasil

  32. luciano

    pode beber o chá pra sumir um começo de mioma?

  33. MIleide

    Eu tomei esse chá e fiz a ducha pq ouvi que ajuda a engravidar, gostaria de saber se já aconteceu com alguém de engravidar por causa desse chá . Obrigada.

  34. Andreia

    eu vou começar a usar hoje,estou com nic 2,e vamos ver oque vai dar.

  35. como fazer o assento de barbatimão????

    • é bem simples basta fazer um chá forte com a casca do barbatimão diluir em água na bacia com água morna, preparar bacia e repousar no banho de 5 a 15 minutos. fazer uma vez por dia por uma semana. lavar a vagina com o chá também surte muito efeito e tbm a ducha, deve evitar o uso continuo pois resseca muito. Nas ultimas leituras que tive sobre a erva descobri que ela era chamada de reconstuidora de virginadade por seus poderes de fechar feridas. minha avó usava muito para curar as suas ulceras nas pernas. acreditem é uma erva muito poderosa. bjus

  36. to usando o barbatimao e é mt bom

  37. estou surpresa com tanta enformação sob o barbatimão vou fazer o uso tmbm é claro

  38. anaregina

    gostaria de saber se posso faser a ducha vaginal com o babatimao, porque esto gravida de tres meses

    • amiga não faça ducha de nenhum tipo, pois pode alterar o ambiente de desenvolvimento do seu filho. o melhor é controlar neste periodo o ph com banho de assento de camomila que não tem risco nenhum, entende. procure ficar sem calcinha, tomar muita agua, não beber e usar roupas levinhas, calcinha só de algodão. na gravidez a vagina fica mais molhada mesmo, vai se adaptando muita felicidade nesta nova fase, estamos torcendo por vc gatona!!!!!

  39. Ana

    Ah! Só mas um esclarecimento, o banho de acento que me referi acima é de bicarbonato! Gostaria de saber se depois que completar os 7 dias com bicarbonato, posso fezer os banhos de acento com babatimão? E em quantos dias devo fazer? Posso fazer sempre que senti ardor na relação sexual?

  40. marcio

    mulher gravida pode tomar o barbatimão?

  41. Verônica

    Bom dia,

    Fui na ginecologista e ela me disse que tenho uma “feridinha” no colo do útero. Fiz tratamento com uma pomada que ela me receitou e vou voltar semana que vem para verificar se deu certo. Se não tiver dado certo ela disse que eu terei que cauterizar. Porém eu li que esse tipo de tratamento (cauterização) é usado as vezes desnecessariamente por muitos médicos. Gostaria de saber se o Barbatimão pode me ajudar? qual a melhor forma, ingerindo ou fazendo banho de acento? Tomo anticoncepcional, esse chá faz algum efeito contrário a contracepção?

    Agradeço desde já.

    Fico no aguardo de seus comentários.

  42. Andreia

    Como se usa o barba timão em aplique?

  43. josy

    Olá jackieisis, queria saber se pode tomar o chá de barbatimao por quantos dias para candidiase?

    • o bom mesmo é fazer o banho de assento com o barbatimão ou a ducha intima. eu faço durante uma semana para obter efeito. gata o mais importante é beber muita água, suspender a bebida alcoólica e os doces, tomar mais no caso de infecções na urina. bjus

  44. miralva maria da cruz

    O barba timao emuito bom aminha filha tava com umas feridas e com 3 aplicacoes da ifusao sarou tudo

  45. tomar o cha do barbatimao tambem ajuda a parar o corrimento vaginal???

    • o que acaba ajudando em tomar o chá é caso seu corrimento seja fruto de uma inflamação, que o chá tem estes poderes, mas é importante fazer a ducha vaginal com o chá e logicamente procurar um ginecologista para avaliar a causa do seu corrimento, vc já fez isso? ps não tomar muito chá apenas uma xícara por dia no máximo por uma semana, pode causar prisão de ventre. bjus

  46. josineide

    o babatimao e encontrado também nas feiras bancas de evas
    muito bom ate para fazer cicatrização de cirurgias

  47. Rai souza

    Ñ entendi,ducha é o mesmo que lavar? ou banho de assento, qual a diferença?

    • Olá Rai,

      Então são métodos diferentes, uma coisa é você lavar a vagina com o chá, lava a parte externa da vagina. A ducha já é diferente você pega uma seringa sem agulha introduz na vagina e deixa o chá agir dentro dela. outra coisa é o banho de assento que vc faz o chá coloca numa bacia e fica sentada repousadamente na bacia por aproximadamente 5 a minutos. os benefícios se obtêm com qualquer um dos usos, daí vai do método que você estiver mais disposta para fazer. bjus

  48. Goretti Dias

    gostaria de saber se existe alguma pomada ou sabonete vaginal de barbatimão, e se tiver passem o nome pra mim e onde devo encontrar para comprar!
    obrigada!

  49. Janice

    Como posso fazer o cha? Fervo as ervas, ou deixo apenas em enfusão sobre a agua morna? Ou pode ser agua fia tambem?

  50. gostaria de saber como se usa para psoriase…é só fazer o chá e ir passando sobre a ferida?????

  51. Nadir Sueli Dias

    gostaria de saber se o barbatimão ajuda na redução de rugas principalmente das mãos,

  52. maria jose

    BOA TARDE!
    GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRAR O BARBATIMAO EM RECIFE/PE

  53. VOCÊ SOFRE COM HPV E VERRUGAS…ESTOU CRIANDO UM GRUPO NO WHATSAPP… SÓ PARA NÓS QUE SOFREMOS COM ESSA ENFERMIDADE,PARA TERMOS MAIS PRIVACIDADE EM FALAR SOBRE O ASSUNTO. SE TIVER INTERESSE, DEIXE SEU NUMERO POR MENSAGEM NO FACE E EU ADD AO GRUPO OK. VAMOS NOS UNIR, CONTRA ESSE MAL. LINK DO MEU FACE https://www.facebook.com/lilianlauraa

  54. COMPREI O AS CASCAS DO BARBATIMÃO,MAS NAO SEI SE DEVO USAR, VI ALGUMAS PESSOAS DIZENDO QUE TIVERAM ALERGIAS… O MEU PROBLEMA É NO ANUS, TENHO ALGUMAS VERRUGUINHAS, ESTAVA PENSANDO EM SOMENTE JORRAR A AGUA POR CIMA, SEM PRECISAR SENTAR. ALGUEM ME AJUDA COM ESSA DUVIDA, PORFAVOR!! OBRIGADA

  55. Ana

    Correção do comentário acima: eu quis dizer relaçãos sexuais de camisinha e não reclamações!
    Quis dizer pomadas e não poma!
    Desde já agradeço pela atenção!

Deixe um comentário

