Geni Guimarães, muito prazer em te conhecer!

Geni Guimarães

Nasci numa fazenda chamada Vilas Boas, município de São Manuel, interior de São Paulo, em 8 de setembro de 1947. Quando contava com 5 anos de idade, meus pais se mudaram dessa para outra fazenda, em Barra Bonita, onde resido até hoje, exercendo a profissão de professora.

Bem antes de frequentar a escola oficial, eu “lia” poesias e histórias em tudo quanto eram livros, revistas e jornais que encontrava. Quando entrei para a escola, o professor me contou que eu era poeta e, vendo que era bom, assumi por inteiro o privilégio do dom.

Na adolescência, colaborei com os jornais Debate Regional e Jornal da Barra, publicando contos, poemas e crônicas.

Em 1979 foi editado meu primeiro livro, chamado Terceiro filho, poemas da meninice e adolescência. Da flor o afeto foi lançado em 1981, já com poemas mais decisivos, seguros. Ao entrar, pouco mais tarde, em contato com a poesia negra, meu trabalho ficou mais definido por motivos de identidade, e assim fui convidada a participar de várias antologias e eventos culturais, dentre os quais a antologia Schwarze Poesie, Edition Diá, Alemanha Ocidental, e IV Bienal Nestlé de Literatura, que influíram para que eu fosse convidada pela Secretaria da Cultura de Colônia para mostrar meus trabalhos no projeto “As diferentes faces da América Latina – Encontro com autores e diretores de cinema brasileiros”, em novembro de 1988. Este trabalho no exterior propiciou-me maior visão cultural em termos de literatura brasileira.

A Fundação Nestlé de Cultura, reconhecendo o valor do meu trabalho, dada a minha atuação na Bienal, publicou meu livro Leite do peito – contos –, que se encontra hoje na 2ª edição.

Acredito que o ato de escrever é o veículo de exteriorização da situação de um povo dentro da sociedade e pode, com isso, motivar mudanças. Baseada nessa crença, fui buscar minha menina das fazendas e escrevi A cor da ternura. Tenho a pretensão de conscientizar e alertar, segundo a visão do poeta maior Drummond: “É preciso viver com os homens, é preciso não assassiná-los, é preciso ter mãos pálidas e anunciar…”.

Barra Bonita, 1989.
Pensamento
“Acredito que o ato de escrever é o veículo de exteriorização da situação de um povo dentro da sociedade e pode, com isso, motivar mudanças.”

onde tirei estas informações: http://www.ftd.com.br/v4/Biografia.cfm?aut_cod=692&tipo=A

Geni Guimarães

Professora, poeta e ficcionista, Geni Mariano Guimarães nasceu na área rural do município de São Manoel-SP, em 08 de setembro de 1947. Aos cinco anos, muda-se com seus pais para outra fazenda situada em Barra Bonita, Estado de São Paulo. Nessa cidade, publicou seus primeiros trabalhos no Debate Regional e no Jornal da Barra. Em 1979, lança seu primeiro livro de poemas, Terceiro filho. No início dos anos 80, aproxima-se do grupo Quilombhoje e do debate em torno da literatura negra. Em 1981, publica dois contos no número 4 de Cadernos Negros, assim como seu segundo livro de poesia, fortemente marcado pelos tons de protesto e de afirmação identitária. Ao longo da década, amplia sua presença no circuito literário brasileiro. Em 1988, participa da IV Bienal Nestlé de Literatura dedicada ao Centenário da Abolição. Neste mesmo ano, a Fundação Nestlé publica seu volume de contos Leite do peito. No ano seguinte, publica a novela A cor da ternura, que recebe os prêmios Jabuti e Adolfo Aisen.

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/genimariano/dados.htm

Geni guimaraes uma escritora negras por Daniela Guedes, acesse aqui.

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/genimariano/genicritica01.pdf

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Geni Guimarães, muito prazer em te conhecer!

  1. Amigos, por favor, preciso de uma fotografia em alta resolução da Geni Guimarães. Por favor, me deem o telefone e email dela, pois preciso da autorização dela. Aguardo e agradeço. Meu tel 11 32260205 Adriana

  2. Pingback: renovando referências para o estudo da negritude: textos teóricos & poéticos « kukalesa

Deixe uma resposta

