lançamento: Racismo Estrutural no Brasil e Penas Alternativas – Os Limites dos Direitos Humanos Acríticos

Gente tenho o prazer de registrar aqui o lançamento do livro: Racismo Estrutural no Brasil e Penas Alternativas – Os Limites dos Direitos Humanos Acríticos escrito por Isis Conceição

 

ÁREA(S)
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal
  • SINOPSE

    Partindo de uma bem sedimentada base de teoria das relações raciais a obra, com o auxílio de uma concepção crítica do fenômeno e, mais ainda, após uma apresentação deste no interior das instituições do sistema de justiça criminal, problematiza como a área de Direitos Humanos, ao ignorar a complexidade estrutural do fenômeno do racismo no interior dessa instituição, bem como em outras instituições no Brasil, tem também colaborado com a manutenção de algumas dinâmicas atentatórias à dignidade humana, pilar fundante do nosso ordenamento jurídico constitucional. A obra não é uma crítica à área de Direitos Humanos mas, sim, uma constatação de como a aplicação acrítica dessas teorias e políticas no Brasil terminam por colaborar com a manutenção de uma ordem historicamente desigual e deslegitimar, também, junto a movimentos sociais e a população, seus valores, colaborando com a visão pejorativa destes direitos junto ao senso comum. Assim o desrespeito sistemático e a não implementação eficaz de tais valores e políticas, ou o defict de concreção jurídico normativa, como definiria o professor Marcelo Neves, termina por explicitar a prevalência da dimensão político ideológica e coloca em dúvida para a população a concreção normativa dos direitos fundamentais.

    CURRÍCULO DO AUTOR

    Ísis Aparecida Conceição – Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Professora universitária de Direito Internacional e Direitos Fundamentais. É Conselheira Administrativa da Educafro e Educadora em Direitos Humanos pelo Instituto Equitas de Montreal – Quebec. Especialista em Direitos Humanos e Mestra em Direito do Estado, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

     

    ADQUIRA EM: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22010

    2 Comentários

    Arquivado em Direito penal, relações raciais Brasil

    2 Respostas para “lançamento: Racismo Estrutural no Brasil e Penas Alternativas – Os Limites dos Direitos Humanos Acríticos

    1. Roberval da Silva

      Meu nome e Roberval sou estudante de Direito e gostaria de comprar este livro na versão ebook, pelo fato de viver fora do Brasil. Tambem, quero saber se será possível efetuar esta compra. Caso avendo essa possibilidade qual seria o proximo passo para a obtenção desse exemplar.

      Obrigado.

      Roberval da Silva

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s