Tempo em Curso – LAESER

                       LAESER    

 
  
 

 

Prezado leitor e prezada leitora do “Tempo em Curso”

Com satisfação informo que já se encontra disponível no portal do LAESER (http://www.laeser.ie.ufrj.br/pdf/tempoEmCurso/TEC%202011-04.pdf) a quarta edição de 2011 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório.

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da análise da evolução das desigualdades de cor ou raça, incorporando os grupos de gênero no mercado de trabalho, o tema especial deste número diz respeito a uma hipótese que vem sendo veiculada na sociedade e mídia brasileira acerca da eventual radical redução do percentual de empregados em ocupações domésticas.

A base do estudo foi uma comparação do peso relativo do emprego doméstico na PEA ocupada residente nas seis maiores Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras, nos meses de fevereiro de 2003 e de 2011. Dentro daquele intervalo de oito anos, da PEA metropolitana ocupada, o peso relativo do emprego doméstico declinou de 7,4%, para 6,9%, uma redução de 0,5 ponto percentual.

No contingente do sexo feminino, que é ocupada com maior intensidade no emprego doméstico, o peso relativo desta modalidade caiu de 16,7%, para 14,6%. No caso das trabalhadoras brancas o declínio foi de 1,4 ponto percentual e, no caso das trabalhadoras pretas & pardas, ocorreu uma redução de 4,4 pontos percentuais. Esta redução longe de permitir uma avaliação otimista, se associa ao fato de que, no começo deste ano, 9,9% das trabalhadoras brancas, e 20,1% das trabalhadoras pretas & pardas ainda seguiam exercendo a ocupação de empregada doméstica.

Sem deixar de reconhecer o movimento de declínio do indicador, realmente estes dados não parecem sugerir que este tipo de modalidade ocupacional esteja propriamente em extinção. Infelizmente.

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Boa leitura!

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

P.S. Aproveitamos esta mensagem para encaminhar o link para as fotos do evento de lançamento do Segundo Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil e da solenidade de diplomação dos alunos do curso de extensão do LAESER “Oficina de Indicadores Sociais: ênfase em relações raciais (adaptado à Lei 10.639 e 11.645)”. Não deixem de conferir:

https://picasaweb.google.com/102125368633827482754/LancamentoSegundoRelatorioDasDesigualdadesRaciaisEFormaturaCursoDeExtensao?feat=directlink

Deixe um comentário

Arquivado em relações raciais Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s