PROJETO DE COTAS SOFRE GOLPE DO PSDB NO SENADO

PROJETO DE COTAS SOFRE GOLPE DO PSDB NO SENADO

Um grupo de Militantes da Educafro de Brasília e várias Lideranças Negras Nacionais estavam desde as 9h00, do dia de hoje, 7/12/2011 de plantão na CCJ – Comissão de Constituição de Justiça. Logo ao chegar o Presidente da Comissão da CCJ, Senador Eunício, Frei David Santos, OFM Diretor Executivo da Educafro o abordou, solicitando que o Senador, tivesse uma postura favorável à Comunidade Negra.
O Senador respondeu que no dia de ontem havia sido feito um acordo de lideranças, para que fosse tirado da Pauta, o Projeto. Com esta informação a Equipe da Educafro ficou muito nervosa e procurou com urgência a Senadora Ana Rita – PT – ES para se inteirar que acordo seria este, que não estavam sabendo.
A Senadora reagiu afirmando que não houve nenhum acordo, que seria sim, mais uma manobra: três, quatro líderes se reuniam e queriam assim tomar decisão por todos. Foi unânime o desabafo: Não é justo!
A Senadora assumiu então com a Educafro o compromisso de tencionar a Reunião!
Dado início a Sessão o Presidente da Comissão estranhamente comunica que existe um acordo de lideranças, para que o Projeto seja retirado de Pauta. A Educafro reage e a Senadora Ana Rita toma a palavra. Neste momento o Senador Demóstenes Torres – DEM percebendo que sua manobra poderia mão dar certo, tira da manga uma segunda manobra, solicitando que antes da votação haja uma Audiência Pública. A Educafro reage fortemente e é alertada por um segurança que poderiam seus manifestantes, serem retirados do plenário.
A Senadora Ana Rita toma a palavra e, discursa, expondo ser uma vergonha este Projeto estar tramitando na Câmara e no Senado por treze anos.
O Presidente da Sessão tenta atropelar a fala da Senadora e apresenta o requerimento de Audiência Pública. Estranhamente só foram colocadas 6 pessoas contrárias as Cotas para comporem a mesa. Nesta hora a Educafro e outras Entidades apresentaram a vários Senadores solidários outros seis nomes para também comporem a mesa, que se posicionavam, a favor das Cotas, totalizando-se assim doze pessoas: seis contra e seis a favor das Cotas.
Nesta hora, o Presidente Eunício percebendo a articulação da Educafro crescendo, reagiu dizendo já ser quase treze horas e que ainda se estava no primeiro ponto, que interessava aos Negros e que teria quer ser encerrado, rapidamente este debate. Neste momento, a Educafro conclama e motiva a Senadora Ana Rita a ir para o confronto! O confronto consistia em derrubar a Audiência Pública, com o argumento, de que o Povo Negro estava sendo enrolado pelo Congresso Nacional.
Os Senadores Marta Suplicy, Crivella, Pedro Simon, Gutembergue Farias e outros responderam positivamente que topariam entrar no confronto. A raposa velha Demóstenes Torres toma a palavra e diz que votar contra a Audiência Pública é cercear o debate. A Senadora Ana Rita replica ao citar datas, que havia acontecido várias Audiências Públicas debatendo-se o Projeto de Cotas. A Senadora então comunicou ao Presidente, que exigia uma manifestação nominal, dos Senadores que apoiavam a proposta de não ter mais Audiência. Por onze votos a cinco fomos vitoriosos!
Pela primeira vez na história da CCJ uma Audiência Pública é derrubada!
O Presidente Eunício juntamente com o DEM e o PSDB dão um golpe: comunica que como o Senador Álvaro Dias seria autor de um dos Projetos de Cotas apensado ao 180/2008, pergunta ao Senador Álvaro se teria interesse em fazer uso de seu direito regimental de retirar o Projeto de votação. Responde o Senador Álvaro Dias que sim e com isto o golpe é consumado! Nem Deus sabe agora quando este Projeto voltará a Pauta para votação. Está tudo nas mãos do PSDB.
A Educafro sentiu-se humilhada pelo PSDB e irá procurar as Instâncias Superiores do partido para reverter à derrota.

Maiores informações: (11) 6173-3341
Frei David Santos, OFM ou freidavid@franciscanos.org.br

Deixe um comentário

Arquivado em cotas raciais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s