linderberg alves é julgado por assassinato de Eloá. 6 homens e uma mulher como juri…

Vamos acompanhar este julgamento que poderá ser exemplar para a punição de assassinatos baseados em desigualdades de gênero.

Lindemberg Alves é julgado em Santo André

Mais forte fisicamente e sem as algemas, Lindemberg olha para o chão e para a juíza. Juri é formado por seis homens e uma mulher

Carolina Garcia, iG São Paulo 13/02/2012 10:39 – Atualizada às 13:13

Texto:

Começou por volta das 10h30 o julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá Pimentel, de 15 anos, sua ex-namorada, em 13 de outubro de 2008. O réu chegou ao fórum de Santo André por volta das 8h10 em um carro de polícia. Sentado na cadeira que vai acompanhar o júri, Lindemberg, que está mais forte do que na época em que foi preso, olha para o chão ou para a juíza na maioria do tempo e demonstra calma.

Veja imagens do julgamento de Lindemberg Alves
Crimes: 
relembre o caso Eloá
O júri: 
saiba como será o julgamento de Lindemberg
Defesa: “Ele é um bom rapaz, ingênuo”, diz advogada de Lindemberg
Mãe de Eloá: 
“A Justiça é a condenação dele”

 

Foto: AE

Lindemberg sentado no bando dos réus

 

Na primeira parte do julgamento foi feito o sorteio das pessoas que irão compor o júri. Ao todo, 25 jurados – todos residentes de Santo André – foram convocados e indicados pela Justiça. Após sorteio e as escolhas feitas pelas partes, o júri foi composto por 6 homens e uma mulher.

Após a escolha do júri, a defesa apresentou para a juíza alguns pedidos. Foram autorizadas as trocas de testemunhas que faltaram ao julgamento. O perito Nelson Gonçalves será substituído pela mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, e o depoimento da jornalista da rede Record Ana Paula Neves será trocado pelo de Everton Douglas, irmão mais novo de Eloá. Ainda foi autorizada a retirada das algemas de Lindemberg durante o julgamento. A inclusão de novos documentos aos autos do processo foi negada pela juíza.

Então foi iniciada a apresentação vídeos que as duas partes levaram ao julgamento. A acusação apresentou apenas um vídeo, já a defesa exibiu 13 até o recesso para o almoço decidido pela juíza. O julgamento deve ser retomado às 14h.

O dia

Na chegada ao férum de Santo André, apenas a advogada de defesa de Lindemberg, Ana Lúcia Assad; e a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, falaram com a imprensa. A estudante Nayara Rodrigues da Silva, baleada durante o sequestro; e Iago Vilera de Oliveira, um dos estudantes que foi mantido refém pelo acusado, entraram sem dar declarações.

Eloá foi retida em casa em uma segunda-feira, e mais de cem horas depois, na sexta-feira, morreu ao levar dois tiros. Nayara Rodrigues, 15, foi baleada no rosto, mas sobreviveu. Outros dois garotos foram liberados ilesos no primeiro dia de sequestro. Na ocasião, Lindemberg foi preso e encaminhado para o presídio de Tremembé (SP).

 

Foto: AE

A estudante Nayara Rodrigues da Silva chega ao fórum de Santo André sem falar com a imprensa

 

O julgamento

Dezenove testemunhas podem ser ouvidas durante o julgamento – cinco de acusação, arroladas pela promotora de Justiça Daniela Hashimoto, e outras 14 de defesa, convidadas pela advogada Ana Lúcia Assad. Cinco repórteres e apresentadores de emissoras de televisão, peritos criminais e policiais foram chamados pela defesa. A ideia é mostrar como a cobertura jornalística pode ter influenciado negativamente o réu.

Perfil violento e manipulador: Lindemberg estava decidido a matar Eloá, defende acusação

3 Comentários

Arquivado em femicidio, fim da violência contra a mulher, Violência de Gênero, Violência e preconceito, violência policial, violência sexual

3 Respostas para “linderberg alves é julgado por assassinato de Eloá. 6 homens e uma mulher como juri…

  1. acho um absurdo porq qen ama nao mata eu tamben acho q ele fes isso de caso pensado porq si nao ele nao teria ido armado.se a adivogada absorve ele ela sera punioda

  2. tem que pagar pelo que fez .a justiça deu a resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s