O que é Cisto de Bartolin?

Olá garotas,
Estimulada pela pergunta de uma leitora sobre cura para Cisto de Bartolin, fui fazer a pesquisa e descobri o que é, também descobri que o banho de assento também é indicado para este tipo de cisto, neste caso apliquem o barbatimão, logico sempre como alternativa, pois o importante mesmo é esta sendo acompanhada por um ginecologista. Nós temos direitos a nossa saude sexual e reprodutiva e ir ao medico é um direito. não se auto diagnostique por favor!
É importante consultar a ginecologista ao menos uma vez ao ano para fazer o papanicolau e ver se esta tudo bem, se vc estiver gravida deve no minimo ter 7 consultas!
Saúde, amor e paz Gatonas!
Leiam abaixo o que eh este tão de cisto de Bartolin:
Bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartolin – glândulas acessórias dos genitais externos femininos. A bartolinite faz parte do grupo das doenças sexualmente transmissíveis e pode ser causada não só por agentes causadores de DST, como gonococo e clamídia, mas também por bactérias da flora intestinal, estafilococos e estreptococos (bactérias que não são sexualmente transmissíveis).
Entre os sintomas estão dor, secreção vaginal e aumento da vulva próximo à entrada da vagina. A probabilidade de uma recuperação completa é bastante alta. Pode haver o desenvolvimento de um cisto do ducto de Bartholin se o fluido purulento do abscesso for “encarcerado” nos tecidos adjacentes. Outras complicações são raras.
Assim como qualquer doença sexualmente transmissível, a bartolinite pode ser evitada pelo uso do preservativo.
Os “banhos de assento” com água quente (35ºC) quatro vezes ao dia geralmente proporcionam algum alívio e podem ajudar a localizar a infecção e mesmo precipitar a drenagem espontânea. Contudo, nem sempre ocorre a resolução do problema, uma vez que o orifício de ruptura espontânea é muito pequeno e fecha rapidamente, pelo que a drenagem não é completa.
Se não ocorrer um tratamento imediato desta inflamação, a bartolinite pode evoluir para piora e comprometer ainda mais essa glândula.
As complicações da bartolinite são a formação de cisto, de abscesso e até de tumores, apesar de raros.
Banhos de assento:
Barbatimão e aroeira: preparar chá da casca com 30 gramas de cada erva para um litro de água. Tomar quatro xícaras ao dia.
Unha-de-gato (chá ou cápsulas), em conjunto com uxi-amarelo.
Alface: bater talos de alface no liquidificador com um pouco de água, coar e tomar meio copo antes da deitar.
Pepino: Fazer compressas locais, utilizando as sementes do pepino amassadas com um pouco de água. Renovar a cada 30 minutos.
Cravo-da-índia: banho de assento ou lavagem com o chá forte e morno duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.
Fonte de consulta: Free Dicas

54 Comentários

Arquivado em direitos sexuais e reprodutivos, saude da mulher

54 Respostas para “O que é Cisto de Bartolin?

  1. barbosa

    e para tomar esse cha ou para fezer banho de assento.

  2. aNGELA

    MEU DEUS…
    BARTOLINITE NÃO TEM HAVER COM DST NÃO!

    TRATA-SE DA GLANDULA DE BARTHOLIN QUE NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE PORQUE ENTOPE…AFF…..CADA COISA!!!

  3. maria

    Estuda antes de pulicar, prq vc pode tá deixando alguma pessoa em desespero achando quem tem DST pra tá com com bartolineti, isso não tem nada a ver com DST. meu DEUS!

    • querida, vc tbm precisa estudar mais, uma das causas é sim as complicações por DST, mas estas não são as causas exclusivas.
      “A bartholinite pode ser causada não só por agentes causadores de DST, como gonococo e clamídia mas também por bactérias da flora intestinal, estafilococos e estreptococos (bactérias que não são sexualmente transmissíveis).” tranquilidade minha querida! não precisa agredir as pessoas, vc como qqr outra garota tem direito de procurar outras fontes de informação tbm, baixo astral aqui não tme lugar! bjus da amiga blogueira Jackieisis

  4. Talita

    Acho qye vc que precisa estudar mais amiga blogueira… pesquise melhor… acho que seu resumo ficou confuso, alem do mais essas bacterias da flora intestinal estão presentes em todos os organismos…
    Se uma pessoa desinformada procurando saber do que se trata lê teu post fica apavorada… cuidado com o que escreve.

    • Obrigada pelo aviso, mas eu não tenho medo!
      Escrevo sobre o que quero da minha maneira e o acesso é livre, vc tbm pode procurar outros blogs para se informar isso é liberdade! sempre procuro informações de maior qualidade, em sites e resvistas especializadas no tema, fica na paz que aqui tá tudo tranquilo!
      bjus da amiga blogueira

      • CRISTIANE

        ACHEI O CONTEUDO EXCELENTE O QUE ESTA FALTANDO PRA VOCES QUE FALAM MAL É UMA INTERPRETAÇAO MELHOR. PARABENS ENTENDI TUDO E FICOU MUITO CLARO.

  5. obg pois vc ajudam poessoas atratarem de suas causas

  6. Ana

    Adorei saber, a dois meses fiz a cirurgia d retirada mais todo mes que mestruo, nao guento d dor e ainda tenho um caroço. Beijos ana

  7. Ana

    Gostaria d saber mais, tenho medo d ter outro pois antes da cirurgia nao tinha caroço! E doía só quando mestruava agora doi mais ainda. Vou fazer esses banhos, pode me mandar por msn por favor. Obrigado (ana) Annaclaudia_liberal@hotmail.com

  8. Paula Mourão

    Corretíssimo!!!!

  9. como é feita a cirurgia de batolinite

  10. Leydi

    Ate agora foi a melhor explicação q eu vi, minha ginecologista disse q esta corretissimo tudo q vc postou, apesar de n ser uma doença grave se n ouver tratamento pode se complicar, gripe É simples mais deixa sem tratar pra ver se n mata!

  11. lindarmi gomes

    tirei algumas duvidas.pois tenho o cisto e vou fazer cirurgia.

  12. Mi

    Olá…. por favor mim diga qual melhor…??? unha de gato com uxi em chá ou em capsulas ja tomei uma certa vez esse chá é horriiiiiiveeeelllll kkk

  13. Nilza

    Ta td correto e muito bem explikdo querida,ñ se preocupe cm essas pessoas…

  14. patricia

    Gostaria de saber se a inflamacao da gladula intefere na mestruacao, pois faz 5 dias que comecei a sentir essa inflamacao , mas faz tres meses q nao menstruo. Patricia

    • Boa noite amiga!
      Você já foi diagnosticada é isso, conte para ela sobre a ausência de menstruação, é muito importante saber o que causou isto são varias causas possiveis.
      bjão
      Jackieisis

  15. dora

    Gostei mto de saber,que nao e maligno,mas sempre vai volta ne?

  16. Pereira

    Gostei,mais fiquei preocupada pois não tive nem uma doença sexualmente transmissíveis e já tenho o cisto a algum tempo. tensa

  17. Aline Camargo

    Existe tbm uma cirurgia que é a retirada da glândula, caso haja volta desse cisto sem resolver com banhos ou drenagens, chama-se Bartolinectomia! é a retirada da glândula de bartholin, mas ouvi da boca de um ginecologista que quando feita essa cirurgia, a possibilidade de inflamação na outra glândula é muito grande, visto que na vagina possuímos duas desssas glândulas(uma do lado direito e outra do lado esquerdo do lábio inferior)! Tbm sofro desse mal há um tempinho e talvez meu último recurso seja essa cirurgia! Gostaria de saber se essa informação procede!!! Parabéns pelo blog, bela iniciativa!!!

  18. adriana

    estou com um cisto na vulva e queria saber mais sobre a cirurgia e o tempo de recuperaçao

    • Luana

      Cara amiga,

      Meu cisto era pequeno e vascularizado (com vasinhos sanguíneos). Levei anestesia local (picadinha de formiga); a cirurgia durou 20 minutos; levei 2 pontinhos e já saí andando muito bem! Sangra um pouquinho…
      Fiquei apenas um dia em casa.
      Os cuidados que estou tendo são: Lavar bem o local com sabonete glicerinado, passar pomada antibiótica para cicatrização (passo de leve com o cotonete).
      É bem tranqüilo ta? Vai dar tudo certo!
      Beijos!

  19. Luana

    Boa tarde meninas!

    Fui à ginecologista em dezembro do ano passado, pois estava desconfiada que minha bexiga havia contraído uma infecção.
    Durante o exame preventivo, a médica constatou um cisto, no “intróito vaginal”. Fiz o exame de “colposcopia”, onde o médico usa uma lente que aumenta em milhões de vezes o que está na vagina, exame tranquilo.
    A dra. que fez o exame disse que se tratava de um “cisto pequeno vascularizado”. Eu nunca senti nada, nenhuma dor nesse cisto!
    Ela solicitou uma pequena cirurgia, para retirar esse cisto (aconselhou fazer já pois o cisto pode crescer – ou não – a qualquer momento, aí fica mais complicado tirar,
    Fiz ontem. Anestesia local, dois pontinhos, tudo bem tranquilo.
    Quem estiver com medo dessa cirurgia, fique sossegada! Não dói. Os cuidados são meio chatinhos, passar pomada antibiótica para cicatrizar, ficar sem relações por alguns dias, lavar bem com sabonete glicerinado… Mas de resto, tudo ok!
    Espero ter ajudado em algo.
    Abraços!

    • Muito obrigada por compartilhar sua experiencia com a gente. tenho certeza que estará ajudando varias meninas!😉

    • Alves

      Oi,Luana. Gostaria de saber em qual cidade foi feita a sua cirurgia e qual o nome dá ginecologista. Pois estou com um cisto e gostaria de fazer logo a cirurgia. Mas existem poucos ginecologista que querem fazer a cirurgia. Agradeço a sua atenção.

  20. Patricia

    Ola,eu tinha o cisto e fiz a cirurgia,estou em recuperaCao,a recuperaCao eh lenta e dolorida,tenho informaCoes e exames q a causa desse tipo d cisto nao vm d DST,pois graCas a Deus nunca tive esse tipo d doenCa e no meu caso nenhum tipo d infecçao,no meu caso a minha imunidad eh muita baixa isso s casou o cisto inflamado,mas o resto do blog gostei e os chas sao bons pois estou fazendo.abraCos

    • Que bom que está sendo legal para vc!
      Acho que este post gerou um pouco de mal entendido. não quis dizer que sempre é pro meio de dst que se tem o cisto, mas que é um dos motivos.
      amiga tudo de bom!

    • Luana

      Olá, fui diagnosticada hoje com essa glândula inflamada e fiquei desesperada! Minha imunidade é baixíssima, mas o médico preferiu fazer alguns exames como AIDS, SÍFILIS E HEPATITE! Estou assustada já que sempre tive relação com parceiro seguro e tomo os cuidados sempre! Tenho medo de curar e aparecer novamente… e não ter mais lubrificação na hora da relação sexual!!

  21. Também tenho esse cisnto,mais não sinto nada;só que tenho medo.Obrigada pelas informações.Me clareou bastante.

  22. priscila

    vou fazer a cirugia,so trabalho sentada quanto tempom de recuperação

    • amora, isso depende muito de cada tipo de processo de recuperação mesmo, um conselho que eu te dou é de realmente cumprir os dias que o medico pediu para você de afastamento. As vezes a gente louca para não perder o trabalho acaba por colocando a nossa saúde em segundo plano, mas o corpo cobra e a gente acaba por perder é a nossa saúde porque os patroes cada dia vão ficar mais ricos e o nosso posto de trabalho eles tiram qqr hora que eles quiserem e colocam outra pessoa… em primeiro lugar você!

  23. silvana pereira

    essa semana tive pela terceira vez esse abscesso doloroso,a primeira vez que apareceu aquela bola no meio das minhas pernas achei que minha bexiga tivesse caído,fui ao médico e se contatou o abscesso,tive outra vez e agora a terceira,fazem dois dias que saem pus dali,não sei o que faço?

  24. Jamilis

    obrigada pude entender melhor sobre essa doença, estou a 4 dias com dores chatas e a glândula está meio grande estou com um pouco de medo pois li q pode se agravar e vira tumor gostaria de mais explicações desde já agradeço Abraço.

  25. Sandra Regina Maggion

    sim! a mi pergunta é se essa inflamação na galandula de Bartholin pode derivar num cancer de vagina????

  26. Sandra Regina Maggion

    desculpe digo glandula de Bartholin ??

  27. Mayane

    Que abençoada, DEUS continue te capacitando amém

  28. Vc está certo é isso mesmo, cada um se encaixa na aquilo que vive, se está cheio de parceiro! Então já vai ficar sabendo que pode. Ser uma doença trsmissivel, agora se não! É por qualquer outro fator, eu por exemplo estou com uma bem grande na entrada da vagina, estou tomando remédio pra desinchar e fazendo banho de acento com, aroeira e barbatimão, e sei que pode ser qualquer um desses citados, mas mal igiene também, na ora do sexo tira de um buraco enfia em outro, aí da problema mesmo, não precisa de pânico não são vários fatores até. De muito estresse. Boa matéria sua, boa tarde

  29. Elisangela

    Ola meninas,
    Eu fiz essa cirurgia de cisto de Bertholin a 3a atras, os medicos me afastaram do serviço por 7dias pois na epoca eu trabalhava em pé, hj esse caroço voltou, nao sinto dor nenhuma, mas ha sim um incomodo leve, principalmente na hora da relaçao pois a msm fica inxada, e pra amenizar o inchaço sigo as dicas da amiga blogueira que realmente funciona, dsd ja qro agradece-la pela ajuda, mas qro dizer q fui informada pela minha ginecologista q sempre voltara msm ate q aja a retira de vez da glandula, espero ter ajudado tdas vcs. Ahh e respondendo a amiga la no inicio das perguntas, eu fiz essa cirurgia em sao paulo no hospital das mulheres totalmente gratis ou seja pelo sus.

  30. kaetana

    Ola, sei que o “blog é seu e que voce escreve o que quiser”, tambem sei que podemos procurar “outras informações”, mas quando uma pessoa faz uma busca e chega até aqui é pq sente dor ou está preocupada com o assunto. Por isso algumas se escandalizaram. É normal. uma coisa simples como dizer que “faz parte” em vez de “pode fazer parte” dá a impressão de que voce está sendo categórica em sua afirmação. Estou fazendo esta observação porque percebe-se que houve boa intenção e pesquisa na postagem. Há informações valiosas aqui e nisto você está de parabéns! Só pra complementar a informação, também existem alguns casos em que a obstrução no canal da glandula possa ser provocada por trauma ou até por uma leve pancada. Enfim existem várias possibilidades.

    • Amiga Kaetana, o blog não é só meu, ele é nosso a partir do momento que eu amo dialogar e vou crescendo a partir da conversa com vcs. Mais uma vez me desculpem se feri alguém com as explicações do post, mas eu concordei com elas. não quero ofender ninguém, mas não vou retirar o post tbm, pq tem informações uteis. Gente que problema tem a gente faz sexo está exposto a DSTs o tempo todo, vamos se tratar e ser feliz, ter vida sexual saudavel, se o caso não for de origem sexual, que bom também vamos tratar para não prejudicar nossa saúde sexual. amigas eu to lutando pela felicidade, só isso1 sejamos felizes!!!

Deixe uma resposta

