Adelaide, de Rodrigo Sant’anna é acusada de racismo

Adelaide, de Rodrigo Sant’anna é acusada de racismo

Posted: 16 Sep 2012 02:27 PM PDT

Após o sucesso de Janete, a impagável travesti que entra em cena todos os sábados no programa Zorra Total da Rede Globo, Rodrigo Sant’anna criou um personagem que vem causando polêmica: Adelaide. Pobre e sem instrução, a moça escancara o sorriso mostrando os dentes – ou a falta deles – ao pedir dinheiro no metrô. Acusada de racismo por alguns telespectadores e por ONGs, a personagem está sendo investigada pela 19ª Promotoria Penal do Rio de Janeiro.

Segundo a promotora responsável pelo caso, Christiane Monnerat, várias denúncias foram recebidas pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, órgão ligado à Presidência da República, que notificou o órgão sobre os possíveis “estereótipos racistas” da personagem.

Além de mencionar que há pessoas “inconformadas com o teor racista e preconceituoso” dos diálogos, a promotora citou um exemplo: “tem um trecho em que a personagem teria dito: ‘Durante a enchente não pude ficar sem minha palha de aço, daí, corri atrás para pegá-la e quando vi, eram os cabelos da minha filha’.”

A Rede Globo deverá encaminhar imagens de todos os episódios à promotoria para que o caso seja avaliado. A assessoria de imprensa da emissora alega “desconhecer qualquer procedimento nesse sentido”. Já o ator Rodrigo Sant’anna, que interpreta os textos escritos por uma equipe de redatores do programa, foi sucinto: “Só posso dizer que o foco do meu trabalho é o humor. Prefiro não me manifestar a respeito dessa denúncia”.

O quadro, um dos mais assistidos do Zorra, continua no ar até que a investigação seja concluída. Em entrevista à revista Contigo, a promotora declarou: “Não há acusação formal, pelo menos ainda, mas apenas procedimento que visa à identificação de eventual crime de injúria por preconceito, neste caso veiculado pela imprensa.”
O post Adelaide, de Rodrigo Sant’anna é acusada de racismo apareceu primeiro em Revista Afro.

1 comentário

Arquivado em racismo e violência, racismo na musica brasileira

Uma resposta para “Adelaide, de Rodrigo Sant’anna é acusada de racismo

  1. Meu respeito e admiração a esse ator e homem maravilhoso que, por ser quem é, limpou qualquer traço de racismo que eu pudesse carregar, não sem peso na consciência, deixando minha alma leve. Sua história de vida e maneira de ser inspira os sentimentos mais nobres. Deus abençoe Rodrigo Sant’Anna e o proteja dos invejosos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s