MOÇÃO DE REPÚDIO À SABESP PELA DEMISSÃO MOTIVADA POR DISCRIMINAÇÃO TRANSFÓBICA DA COMPANHEIRA TRANSEXUAL JACQUELLYNE DEL BELLO DA SILVA

MOÇÃO DE REPÚDIO À SABESP PELA DEMISSÃO MOTIVADA POR DISCRIMINAÇÃO TRANSFÓBICA DA COMPANHEIRA TRANSEXUAL JACQUELLYNE DEL BELLO DA SILVA.

São Paulo, 1º de Novembro de 2012.

A CSP – Conlutas e suas entidades filiadas e movimentos populares repudiam o processo ilegal de demissão da companheira transexual Jacquellyne Del Bello da Silva, concursada desde 1998, que sofreu um processo de perseguição Transfóbica que culminou em sua demissão.
Infelizmente, esse bárbaro fato foi acompanhado pelo Sindicato dos Trabalhadores, SINTAEMA, que nada fez para defender e impedir a demissão que ocorreu em função de sua identidade de gênero.
A companheira Jacqueline já sofria discriminação há anos por parte de seus colegar de trabalho, principalmente por parte de suas chefias que nunca aceitaram sua identidade de gênero. No entanto, este processo começou a se agravar nos últimos dois anos quando suas transformações corporais advindos de seu tratamento hormonal lhe deram a aparência que melhor lhe agradava e que condizia com a sua verdadeira identidade de uma mulher transexual.
A partir disso se iniciou todo um processo de assédio moral e perseguição implacável por parte de suas chefias.
Todo o processo de demissão da companheira transexual Jacquellyne, foi dado de forma ilegal e por um motivo torpe construído por meio de factoides construídos por sua chefia que além de não aceitarem sua transformação advinda de seu tratamento hormonal, começou a discriminá-la e persegui-la, chegando ao ponto de não aceitar seus laudos médicos e psicológicos sobre sua identidade de gênero feminina.
Em função disso, a companheira foi exposta por suas chefias que indiretamente permitiram e alimentaram todo o processo de discriminação transfóbica feita pelos seus colegas de trabalho, além de promoverem um criminoso assédio moral, tortura psicológica e uma perseguição sem tamanho contra a trabalhadora.
Não podemos deixar de destacar que as inúmeras situações de perseguição e assédio moral que a companheira passou estão: a exposição a diversas humilhações como chacota e piadas preconceituosas de colegas de trabalho, exposição de sua saúde em lugar insalubre , agravando seus processos alérgicos. Além disso, ocorreu um festival de ilegalidades como advertências por ter usado o toalete feminino e obrigá-la a usar toalete masculino como forma de punição e ser tratada pelo nome masculino de registro, negando a todo custo a chamá-la pelo seu nome social feminino.
Em meio a todo este vergonhoso processo de demissão, destacamos o papel do sindicato dos trabalhadores da Sabesp – SINTAEMA, que além de se omitir por completo em todo este nefasto e ilegal processo demissional, colaborando com a empresa, ratificando a homologação da demissão ilegal da companheira.

Diante de todo caso exposto a Csp – Conlutas repudia de forma veemente todo qualquer tipo de preconceito, discriminação etnico-racional, social, sexista, homofobia, lesbofobica e transfobia, colocando a disposição todo seu corpo jurídico para lutar pela reverter a demissão da companheira Jacquellyne Del Bello da Silva e reintegrá-la entre quadros funcionais da Sabesp.

Saudações;

Entidades que Assinam:

CSP-CONLUTAS – CENTRAL SINDICAL E POPULAR

A REDTRANS BRASIL APOIA A CARTA DE REPÚDIO EM CONJUNTO COM CSP-CONLUTAS
INDIANARA SIQUEIRA -SECRETARIA DA REGIÃO SUDESTE NA REDTRANS BRASIL FILIADA À REDLACTRANS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

2 Comentários

Arquivado em combate a transfobia

2 Respostas para “MOÇÃO DE REPÚDIO À SABESP PELA DEMISSÃO MOTIVADA POR DISCRIMINAÇÃO TRANSFÓBICA DA COMPANHEIRA TRANSEXUAL JACQUELLYNE DEL BELLO DA SILVA

  1. sergio

    esta historia esta mal contada sou funcionario da regional de sao miguel e sei o que aconteceu ele nao falou da discussao com cliente a ta bom!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s