Direito de resposta: DENEGRIR convoca a comunidade negra para um bate papo na UERJ

O COLETIVO DE ESTUDANTES NEGR@S DA UERJ – DENEGRIR convoca a comunidade negra para um bate papo na UERJ Av. São Francisco Xavier 524, Maracanã- Rio de Janeiro – Auditório 91 Bloco F, 9º andar nesta quinta-feira dia 18/07 a partir das 19h para debatermos dentro de nossa comunidade a divulgação de uma carta anônima de repúdio ao Coletivo Denegrir.
Entendemos que essa é a maneira mais ponderada de ação a essa carta anônima em circulação. Não há qualquer acusação formal aos integrantes do Coletivo, tendo em vista que não há relato de um fato concreto com agressores e agredidos. Não sabemos se é uma armadilha para desviar a luta de nossa comunidade, não fomos contatados para nenhum enegrecimento sobre os temas abordados e entendemos que a comunidade é soberana em suas deliberações e como tal não foi convocada. Estamos tomando essa atitude por entender que essa é uma ótima oportunidade para aprofundarmos alguns debates caros ao nosso movimento e que ainda carecem de maior aprofundamento.
Somos um grupo de negr@s que há oito anos atuamos numa instituição branca, racista e excludente de nosso povo, é obvio que sempre irão reagir a nossa movimentação. Todas as sextas-feiras o Denegrir enche a sala Abdias Nascimento de negr@s para estudar, festejar, para nossas reuniões deliberativas e sabemos que isso incomoda muita gente. Nosso grupo busca uma agência negra, logo não seguimos postulados brancos, buscamos a afrocentricidade assentada no Mulherismo Africana e na tentativa de implementação desse projeto os opositores são muitos.
Por não sabermos qual a origem dos fatos relatados uma vez que na manifestação havia várias pessoas , assim como na reunião do dia 26/06/13 e nenhuma dessas pessoas nos procurou para relatar os fatos expostos, preferimos convocar a comunidade para dirimir qualquer fato obscuro. Nós nos identificamos, somos homens e mulheres negras que doam seu tempo e sua vida a militância do Movimento Negro, não nos achamos superiores nem melhores que nenhum grupo ou instituição, mas não prescindimos de ter nossa agência resguardada, sabemos que a fofoca e a fulanização são mecanismos de controle, e esse controle externo ao grupo ou ao Movimento Negro não será acatado pelo Denegrir. 
Neste sentido estaremos no auditório 91 da UERJ esperando a comunidade, sendo imprescindível a presença dos apoiadores dessa carta anônima, para uma troca de entendimentos, com um café, uma comida natural, sem álcool e entre os pares, sejam bem vind@s a essa ação de re-integralização de nossa comunidade.

Por fim, segue nosso contato institucional denegrir_uerj@yahoo.com.br

 

Deixe um comentário

Arquivado em banho de assento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s